das perspectivas particulares



Com efeito, por todo o lado se via sujeira e embriaguez, estupidez e desonestidade, mas apesar disso eu sentia que a vida do mujique em geral se assentava sobre uma base forte e sã. Por mais que os camponeses atrás do seu arado me parecessem animais desajeitados, e por mais que se embebedassem com vodca, quando os olhada de perto sentia que existia neles qualquer coisa de necessário e muito importante, que não existia, por exemplo em Macha e no doutor Blagov. Acima de tudo, eram pessoas que que acreditavam que o mais importante na terra era a verdade, e que sua salvação e a de todos estava unicamente na verdade, e por isso o que mais apreciavam na vida era a justiça. Eu dizia a minha mulher que ela via as manchas no cristal, mas não via o próprio cristal. Como resposta ela calava-se ou punha-se a cantarolar [...]

Quando essa mulher boa, inteligente, empalidecia de indignação, e com a voz trêmula conversava com o médico sobre bebedeiras e desonestidades, eu me impressionava e ficava perplexo com sua capacidade de esquecer. Como podia esquecer que seu próprio pai, o engenheiro, também bebia, bebia muito, e que o dinheiro com o qual Dubetchnia tinha sido comprada, ele o conseguira através de uma série de logros imorais e cínicos? Como podia esquecer tudo isso?



Anton Tchekov

Minha vida