da criança dentro de cada um



Da janela eu vejo os garotos no pátio do colégio, durante o recreio. Sempre me dá uma certa saudade, porque eu já fui menino. Aliás, embora pareça incrível, até mesmo pessoas como Jânio Quadros e Dom Hélder Câmara ou mesmo a verenanda Tia Zulmira já foram crianças. O importante não deixar nunca que o menino morra completamente dentro da gente, quando a gente fica adulta. Pobre daquele que abdicar completamente dos gosto infantis. Ficará velho mais depressa. O menino que a pessoa conserva dentro de si é um obstáculo no caminho da velhice.Dizem que é por isso que os chineses - de incontestável sabedoria - conservam o hábito de soltar papagaio (ou pipa, se preferirem) mesmo depois de homens feitos. Não sei se é verdade. Nunca fui chinês.



Stanislaw Ponte Preta

Gol de padre, em Rosamundo e os outros